Psicomotricidade é a ciência que tem como objeto de estudo o homem através do seu corpo em movimento e em relação ao seu mundo interno e externo. Está relacionada ao processo de maturação, onde o corpo é a origem das aquisições cognitivas, afetivas e orgânicas.
E nos cabe o seguinte questionamento: o que é uma criança, um sujeito se não o seu corpo? Onde quer que estejamos, o nosso corpo se faz presente.
E uma criança desorganizada do ponto de vista psicomotor, irá possivelmente apresentar muito mais dificuldades em seu processo de aprendizagem.
É sustentada por três conhecimentos básicos: o movimento, o intelecto e o afeto".
A Psicomotricidade também se sustenta numa outra dimensão: acolhimento, respeito e escuta, e obviamente não digo apenas da escuta propriamente dita, mas em estar atenta aos sinais, o que o corpo está querendo contar, qual a necessidade do corpo do paciente?
E qual a importância da psicomotricidade no processo de desenvolvimento?
A Psicomotricidade contribui de maneira expressiva para a formação e estruturação do esquema corporal,organização temporal, noção espacial, equilíbrio, coordenação motora global e fina e tem como objetivo principal incentivar a prática do movimento em todas as etapas da vida do paciente, podendo ser de forma preventiva ou clínica.
As intervenções serão planejadas a partir da Avaliação Psicomotora, na qual será traçado o planejamento terapêutico a fim de estimular as habilidades a serem desenvolvidas.